Conheça os principais tipos de transportes para cargas - Rota Frete

Conheça os principais tipos de transportes para cargas – O sucesso ou fracasso de uma empresa está diretamente ligado ao processo logístico adotado pela organização.  

Mesmo com os constantes avanços tecnológicos, a logística ainda continua sendo um dos principais processos dentro de uma empresa, visto que compete as operações logísticas determinar o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível. 

Dessa forma, cabe a empresa entender qual o melhor tipo de transporte a ser usado, para que atenda à necessidade da carga e superar a distância da maneira mais rápida, já que essa é a imagem que a organização vai passar para o mercado. 

transportes para cargas

FORMAS DE TRANSPORTES OU MODAIS

 
 
Tendo em vista tudo o que já foi abordado em relação a operação logísticas, precisamos entender quais as formas necessárias para uma melhor gestão.
 
Primeiramente, precisamos entender que chamamos essas formas de transportes, denominamos modais. Assim, neste artigo entenderemos melhor os tipos de modais e quais as vantagens de cada um. 
Dessa forma, para definir o melhor tipo de modal a ser utilizado é necessário esclarecer qual urgência do cliente, os custos envolvidos e o tipo de material a ser transportado. 
Com isso em mente, poderemos detalhar quais e quantos tipos de modais serão necessários para o transporte da mercadoria desejada. Como podemos ver a seguir: 
 

QUAL O MELHOR TIPO DE MODAL A SER USADO? 

 
Como já falamos algumas vezes, quando tratamos com modalidade de transporte, não existe certo ou errado, mas sim qual o melhor tipo de modal que se adeque as suas necessidades e a necessidade do cliente. 
Na categoria unimodal, temos o mais tradicional e mais barato método de transporte, aonde a mercadoria é recolhida e entrega com o mesmo tipo de transporte. 
No entanto, a apesar de ser a categoria com menor custo é importante observar os prazos envolvidos. 
Agora quando falamos em intermodal e multimodal, entende-se por uma mercadoria que irá passar por diversas modalidades de transportes para a conclusão e entrega, visando sempre uma maior celeridade no processo logístico. 
Para entender melhor: vamos supor que temos uma mercadoria importada que chegou de navio, sendo transportada até um aeroporto para o destino final. Neste caso, teremos três tipos de modais:   Transporte aquaviário, rodoviário e aéreo, os quais iremos detalhar melhor no próximo texto. 
 

Qual a diferença entre intermodal e multimodal? 

 
Apesar de terem em essência a mesma função, o transporte intermodal possui algumas diferenças do multimodal. 
Sendo que, a maior delas é que dentro do multimodal é emitido um único conhecimento de transporte para toda a operação e, no intermodal a cada etapa do processo é realizado uma documentação separada. 
Dessa forma, apesar de ambas as formas serem muitas boas, com o intermodal é possível uma redução do custo final e ainda, há uma divisão clara das responsabilidades, de acordo com cada trecho e modal utilizado.

O post Conheça os principais tipos de transportes para cargas apareceu primeiro em Rota Frete.



Postagens mais visitadas deste blog

Como calcular ICMS de frete? - Rota Frete

Entenda quais são os tipos de transportes de cargas - Rota Frete

Como calcular corretamente o frete de caminhão - Rota Frete